Equipa

A EFCM privilegia o acompanhamento sénior, direto e permanente aos seus clientes, utilizando todas as novas tecnologias, alcançando, assim, uma maximização dos seus níveis de produtividade e da capacidade de resposta aos seus clientes, proporcionando-lhes o acesso, em tempo real, a um adequado conhecimento técnico e especializado adaptado às respetivas necessidades.

Vê. Ouve. Lê. Estuda. Vive. Aprende. Pensa. Reflete. Repensa. Partilha ideias. Fala. Discute. Cresce. Espalha conhecimento. Ensina. Inova. Cria. Nunca te dês por vencido/a. Luta. Acredita. Conhece a vitória. Sorri. Muito.

EFCM

Sócias

Elina Fraga

Sócia Fundadora

Elina Fraga licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, é Advogada desde 1998 e foi Bastonária da Ordem dos Advogados Portugueses entre janeiro de 2014 e janeiro de 2017. Fala fluentemente inglês e alemão.

Carla Teixeira Morgado

Sócia Fundadora

Carla Teixeira Morgado licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Lisboa, é Advogada desde 2001 e foi vogal do Conselho Geral da Ordem dos Advogados. Foi, ainda, Diretora Adjunta do Departamento de Assessoria Jurídica de uma Instituição de Crédito portuguesa. Fala fluentemente inglês.

Advogados/as Coordenadores/as

Marco Vieira Nunes

Associado Sénior

 Atividade Profissional

É Advogado inscrito na Ordem dos Advogados desde 2002.

Foi Advogado in house na Ordem dos Contabilistas Certificados de 2000 a 2020.

É Vice-Presidente do Conselho Fiscal da Ordem dos Advogados.

Foi Vogal do Conselho Fiscal da Ordem dos Advogados, no triénio de 2017 a 2019.

Foi Presidente da Direção do Instituto dos Advogados de Empresa da Ordem dos Advogados (triénio 2014-2016).

Foi Secretário-Executivo da Direção do Instituto dos Advogados de Empresa (IAE) da Ordem dos Advogados (2008-2013).

Foi Membro da 1.ª Comissão de Revisão ao Código Deontológico dos Técnicos Oficiais de Contas.

Exerce, atualmente, as funções de Advogado Coordenador da EFCM Lisboa e tem como áreas de atividade presenciais o Direito Penal de Contraordenacional, o Direito Fiscal e Tributário, o Direito Executivo e a Recuperação de Créditos e o Direito Administrativo.

 

Atividade Académica

Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Frequentou a Pós-Graduação em Direito Processual, promovida pela Faculdade de Direito de Lisboa, em parceria com o Centro de Estudos Judiciários e o Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados.

Frequentou o 2.º Curso de Formação Avançada em Direito Processual Civil – “A matéria de facto na ação declarativa. Os atos executivos”, promovido pela Faculdade de Direito de Lisboa, em parceria com o Centro de Estudos Judiciários.

Frequentou o Programa Avançado de Fiscalidade para Executivos: Uma Abordagem Jurídico-Financeira (PAFISC), promovido pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

Frequentou o Curso Prático de Contabilidade e Análise de Balanços, organizado pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Empresarial.

Frequentou o curso de formação pedagógica inicial de formadores, promovido pela NHK - Formação e Novas Tecnologias, Lda., em Lisboa.

           

Publicações

Foi formador coordenador em Contencioso Tributário, Código de Trabalho, Ética e Deontologia Profissional, e Regulamento Geral de Proteção dos Dados, na sede da Ordem dos Contabilistas Certificados e representações regionais.

Foi formador coordenador da ação “Código da Insolvência”, na Associação empresarial de Castelo Branco, Instituto Politécnico da Guarda e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV).

Foi formador coordenador da ação“Das Garantias dos Contribuintes”, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e, no Porto, no Seminário de Vilar.

Foi orador no I Encontro Internacional do Direito dos Açores, organizado pela Ordem dos Advogados, com o tema “Garantias dos Contribuintes”.

Foi orador no II Congresso de Fiscalidade e Contabilidade, organizado pelo Instituto Politécnico de Tomar, com o tema “Deontologia Profissional dos Contabilistas Certificados”.

Foi autor do Estatuto anotado da Ordem dos Contabilistas Certificados, Editora Vida Económica, Porto, 1.ª e 2 edições.

Foi autor do Estatuto anotado da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas anotado, Editora Vida Económica, 1.ª edição.

Foi autor do Manual de Ética e Deontologia Profissional da Ordem dos Contabilistas Certificados, sucessivamente, desde 2012 a 2020.

Foi autor do Manual de Minutas para Contabilistas Certificados, Editora Vida Económica, Porto, 1.º e 2 edições.

Foi coautor, com o Dr. João Antunes, do artigo “Os impostos Diretos no Orçamento de Estado”, publicado no livro “Descomplicar o Orçamento de Estado 2017”.

Vera Saavedra

Associada Sénior

Coordenadora da EFCM Porto

Licenciada em Direito (Ciências Jurídico-Políticas), pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique, é Advogada inscrita na Ordem dos Advogados desde 2006, tendo sido, no triénio 2014/2016, Vogal do Instituto do Acesso ao Direito da Ordem dos Advogados, exercendo atualmente o cargo de Relatora-Adjunta do Conselho de Deontologia do Porto da Ordem dos Advogados.

Foi redatora do Guião de Constituição e Competências das Comissões de Trabalhadores e tem como áreas de atividade preferenciais o Direito do Trabalho, o Direito Penal, as Insolvências e a Recuperação de Empresas, a Contratação Pública e a Proteção de Dados.

Exerce, atualmente, as funções de Advogada Coordenadora da EFCM Porto.

Carlos Oliveira Pereira

Associado Sénior

Coordenador da EFCM Mirandela

Licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, é Advogado inscrito na Ordem dos Advogados desde 2006.

Tem como áreas de atividade preferenciais a Negociação e Cobrança de Créditos, as Insolvências, o Direito Penal e o Direito de Família e Sucessões.

Exerce, atualmente, as funções de Advogado Coordenador da EFCM Mirandela.

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.