Equipa

A EFCM privilegia o acompanhamento sénior, direto e permanente aos seus clientes, utilizando todas as novas tecnologias, alcançando, assim, uma maximização dos seus níveis de produtividade e da capacidade de resposta aos seus clientes, proporcionando-lhes o acesso, em tempo real, a um adequado conhecimento técnico e especializado adaptado às respetivas necessidades.

Vê. Ouve. Lê. Estuda. Vive. Aprende. Pensa. Reflete. Repensa. Partilha ideias. Fala. Discute. Cresce. Espalha conhecimento. Ensina. Inova. Cria. Nunca te dês por vencido/a. Luta. Acredita. Conhece a vitória. Sorri. Muito.

EFCM

Sócias

Elina Fraga

Sócia Fundadora

Elina Fraga licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, é Advogada desde 1998 e foi Bastonária da Ordem dos Advogados Portugueses entre janeiro de 2014 e janeiro de 2017. Fala fluentemente inglês e alemão.

Carla Teixeira Morgado

Sócia Fundadora

Carla Teixeira Morgado licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Lisboa, é Advogada desde 2001 e foi vogal do Conselho Geral da Ordem dos Advogados. Foi, ainda, Diretora Adjunta do Departamento de Assessoria Jurídica de uma Instituição de Crédito portuguesa. Fala fluentemente inglês.

Advogados/as Coordenadores/as

Marco Vieira Nunes

Associado Sénior

 Atividade Profissional

É Advogado inscrito na Ordem dos Advogados desde 2002.

Foi Advogado in house na Ordem dos Contabilistas Certificados de 2000 a 2020.

É Vice-Presidente do Conselho Fiscal da Ordem dos Advogados.

Foi Vogal do Conselho Fiscal da Ordem dos Advogados, no triénio de 2017 a 2019.

Foi Presidente da Direção do Instituto dos Advogados de Empresa da Ordem dos Advogados (triénio 2014-2016).

Foi Secretário-Executivo da Direção do Instituto dos Advogados de Empresa (IAE) da Ordem dos Advogados (2008-2013).

Foi Membro da 1.ª Comissão de Revisão ao Código Deontológico dos Técnicos Oficiais de Contas.

Exerce, atualmente, as funções de Advogado Coordenador da EFCM Lisboa e tem como áreas de atividade presenciais o Direito Penal de Contraordenacional, o Direito Fiscal e Tributário, o Direito Executivo e a Recuperação de Créditos e o Direito Administrativo.

 

Atividade Académica

Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Frequentou a Pós-Graduação em Direito Processual, promovida pela Faculdade de Direito de Lisboa, em parceria com o Centro de Estudos Judiciários e o Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados.

Frequentou o 2.º Curso de Formação Avançada em Direito Processual Civil – “A matéria de facto na ação declarativa. Os atos executivos”, promovido pela Faculdade de Direito de Lisboa, em parceria com o Centro de Estudos Judiciários.

Frequentou o Programa Avançado de Fiscalidade para Executivos: Uma Abordagem Jurídico-Financeira (PAFISC), promovido pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

Frequentou o Curso Prático de Contabilidade e Análise de Balanços, organizado pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Empresarial.

Frequentou o curso de formação pedagógica inicial de formadores, promovido pela NHK - Formação e Novas Tecnologias, Lda., em Lisboa.

           

Publicações

Foi formador coordenador em Contencioso Tributário, Código de Trabalho, Ética e Deontologia Profissional, e Regulamento Geral de Proteção dos Dados, na sede da Ordem dos Contabilistas Certificados e representações regionais.

Foi formador coordenador da ação “Código da Insolvência”, na Associação empresarial de Castelo Branco, Instituto Politécnico da Guarda e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV).

Foi formador coordenador da ação“Das Garantias dos Contribuintes”, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e, no Porto, no Seminário de Vilar.

Foi orador no I Encontro Internacional do Direito dos Açores, organizado pela Ordem dos Advogados, com o tema “Garantias dos Contribuintes”.

Foi orador no II Congresso de Fiscalidade e Contabilidade, organizado pelo Instituto Politécnico de Tomar, com o tema “Deontologia Profissional dos Contabilistas Certificados”.

Foi autor do Estatuto anotado da Ordem dos Contabilistas Certificados, Editora Vida Económica, Porto, 1.ª e 2 edições.

Foi autor do Estatuto anotado da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas anotado, Editora Vida Económica, 1.ª edição.

Foi autor do Manual de Ética e Deontologia Profissional da Ordem dos Contabilistas Certificados, sucessivamente, desde 2012 a 2020.

Foi autor do Manual de Minutas para Contabilistas Certificados, Editora Vida Económica, Porto, 1.º e 2 edições.

Foi coautor, com o Dr. João Antunes, do artigo “Os impostos Diretos no Orçamento de Estado”, publicado no livro “Descomplicar o Orçamento de Estado 2017”.

Vera Saavedra

Associada Sénior

Coordenadora da EFCM Porto

Licenciada em Direito (Ciências Jurídico-Políticas), pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique, é Advogada inscrita na Ordem dos Advogados desde 2006, tendo sido, no triénio 2014/2016, Vogal do Instituto do Acesso ao Direito da Ordem dos Advogados, exercendo atualmente o cargo de Relatora-Adjunta do Conselho de Deontologia do Porto da Ordem dos Advogados.

Foi redatora do Guião de Constituição e Competências das Comissões de Trabalhadores e tem como áreas de atividade preferenciais o Direito do Trabalho, o Direito Penal, as Insolvências e a Recuperação de Empresas, a Contratação Pública e a Proteção de Dados.

Exerce, atualmente, as funções de Advogada Coordenadora da EFCM Porto.

Please note, your browser is out of date.
For a good browsing experience we recommend using the latest version of Chrome, Firefox, Safari, Opera or Internet Explorer.